Pages

O livro na praça

Do IELA, 28 de novembro de 2022
Por Elaine Tavares 



Encerrou no dia 25 de novembro a primeira edição do projeto “Livro na Praça”, coordenado pela Editora da UFSC, sob a direção do professor Waldir Rampinelli. A proposta é tirar o livro de dentro da livraria e levar para a população em espaços públicos buscando popularizar a leitura. O projeto se fez todas as sextas-feiras, às 18h, no Teatro da Igrejinha, com livros à preços módicos oportunizando assim a aquisição. “Ninguém saiu sem livro. Quem podia comprar, comprou, e quem não podia levou de graça”, afirma Rampinelli. Ainda estavam programadas outras sextas-feiras de dezembro, mas, com a Copa, o jeito foi deixar para o ano que vem, com uma segunda edição do projeto.

O encontro promovido pela Editora se caracterizou por ser um espaço da cultura. E não apenas do livro, afinal, cada edição do projeto contou com a participação de músicos locais, apresentando desde o melhor da MPB até a música erudita. Um pacote completo de fruição e reflexão crítica. Autores apresentaram seus livros, comentadores trouxeram novos olhares sobre o livro alheio e quem participou pode vivenciar bons momentos.

A última sessão do Livro na Praça teve a presença do professor Nildo Ouriques, comentando o livro de Lúcio Flávio de Almeida, publicado pela Edufsc, “Uma ilusão do Desenvolvimento”, que discute o nacionalismo nos tempos de JK. Nildo aproveitou para falar sobre a função do nacionalismo na luta de classes e na revolução brasileira. Lembrou que a direita se apropriou do nacionalismo e que a esquerda preferiu o caminho do cosmopolitismo, virando uma esquerda sem pátria. E deixou claro que cosmopolitismo é algo bem diferente do internacionalismo, proposta necessária para a luta de classes em nível global. Apontou ainda que quem tratou com mais rigor e compromisso a questão nacional foi Marx, portanto, é um erro recusar o caminho nacional.

O projeto Livro na Praça volta em março e deverá ser quinzenal. Uma sexta-feira sim, outra não. Mas, com o mesmo objetivo: apresentar autores e livros numa boa conversa crítica.

Fotos: Felipe Maciel Martínez


Nenhum comentário:

Postar um comentário