Pages

ICMBio paralisa fiscalizações por falta de verba

Do GGN, 3 de novembro de 2022
Por Ana Gabriela Salesjornalggn@gmail.com



Foto: Divulgação/ICMBio

O Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável por cuidar das áreas de conservação no Brasil, foi surpreendido esta semana com uma ordem para paralisação de fiscalizações durante duas semanas.

Os chefes de unidade receberam um e-mail, distribuído internamente pela direção do instituto, que informa que as atividades de fiscalização “dependem de recursos orçamentários” para continuar, segundo reportagem do O Globo.


“Prezados chefes, recebemos agora há pouco a instrução, emanada do comitê gestor do ICMBio, de cancelar todas as operações de fiscalização que dependem de recursos orçamentários (diárias, passagens, combustível, suprimento…) planejadas para a primeira quinzena de novembro”, diz o e-mail.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

LEIA MAISPor trás dos (falsos) recordes do Tesouro, rombo salta quase 81,3%, por Lauro Veiga Filho
Consignado do Auxílio Brasil é perversidade com população vulnerável, diz presidente da Fenae
Ex-integrantes do Cade alertam para ‘desvio de atuação’ do órgão

“Ficam mantidas as operações emergenciais para o cumprimento de ordem judicial (racionalizadas ao máximo) e operações que preveem a utilização de recursos de compensação ambiental ou de recursos externos (GEF [Grupo Especial de Fiscalização] TAC [Termos de Ajustamento de Conduta], parcerias oficiais etc.)”, continua o texto.

“As operações planejadas para a segunda quinzena de novembro e para dezembro terão sua execução vinculada à existência de recursos na ocasião”, completa o comunicado.

De acordo com a reportagem, as medidas estão impactando as atividades desde ontem (2). Em alguns locais, os cartões de abastecimento de veículos foram bloqueados e as equipes não têm gasolina.


O Ministério do Meio Ambiente, responsável pelo ICMBio, não explicou o motivo da orientação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário