Pages

Projeto Córdoba faz 30 anos

Do IELA, 14 de Setembro de 2022,
Por Elaine Tavares



Na UFSC foi a iniciativa pioneira na integração latino-americana

A ideia de um trabalho de intercâmbio entre Brasil e Argentina envolvendo alunos do segundo grau nasceu em 1989 com as professoras Clarmi R. Figueiredo e Querubina Ribas Pereira, do Colégio de Aplicação da UFSC, mais o professor Victor Hugo de Nicola, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Nacional de Córdoba. Eles pensaram os termos de um convênio e começaram as tratativas para tudo acontecesse.

Foi em 1992 que finalmente um grupo de professores do Colégio de Aplicação viajou até a cidade de Córdoba para discutir e formalizar, junto aos professores da Escola Superior de Comércio "Manuel Belgrano", os princípios do Acordo de Cooperação. Aquele ano acaba sendo duplamente simbólico para o Colégio de Aplicação. Primeiro, porque foi quando que firma-se institucionalmente o Acordo de Cooperação entre duas Universidades. Em segundo por que a sua legalidade é enriquecida com o I° Encontro Latino Americano de Adolescentes Simón Bolívar em alusão aos 500 anos da Conquista da América, no período de l2 a 22 de Outubro.

A partir daí, todos os anos estudantes brasileiros viajam à Córdoba, assim como estudantes argentinos vêm para Florianópolis. Atividades conjuntas, hospedagem solidária com as famílias de alunos, fortalecimento da consciência latino-americana e a possibilidade de forjar a consciência crítica. Participam também professores e TAEs.

A caminhada do Projeto Córdoba dentro do Colégio de Aplicação garantiu ainda a criação da disciplina de Espanhol e, mais recentemente, a de Estudos Latino-Americano (ELA), no ensino fundamental e no médio, proposta pioneira que foi depois seguida pelo Colégio de Aplicação do Rio Grande do Sul.

Assim que o marco dos 30 anos do projeto é motivo de celebração e debate. Por isso, agora, nos dias que vão de 19 a 24 de setembro, em pleno romper da primavera, o Projeto Córdoba realiza várias atividades para comemorar, mantendo-se firme no compromisso de garantir discussões sobre a América Latina, bem como o encontro fraterno entre estudantes, docentes e técnico-administrativos daqui e de Córdoba. A Pátria Grande caminhando...

No dia 19 de setembro, às 9h30min, acontece a abertura da semana de celebração com a exposição “Projeto Córdoba: 30 anos atravessando fronteiras geográficas e culturais”, que contará com a apresentação do Duo Maristela Campos e Sandro Rosa. E na quarta-feira, dia 21 de setembro, às 8h10min, a palestra com o professor Edson Antoni, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário