Pages

Mineração, desastres ambientais e violações de direitos humanos, em debate no CEPAT

Do IHU, 30 Agosto 2022



Mineração, desastres ambientais e violações de direitos humanos é o tema do sexto encontro pela série de debates [online] Brasil: emergências socioambientais e horizontes políticos, que ocorrerá no dia 10/09, às 10h, tendo como debatedor o Pe. Dário Bossi (Igrejas e Mineração).

A série de debates busca contextualizar o Brasil no cenário das problemáticas socioambientais, oferecendo elementos para se pensar em saídas democráticas na perspectiva da justiça socioambiental.

Você poderá acompanhar o debate pelos seguintes canais:

- Página no Facebook do CEPAT;

- Página no Twitter do CEPAT;

- Canal no Youtube do CEPAT;

- Sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Certificação

Por meio de uma parceria com o Projeto Diversitas Eventos, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá - UEM, ofereceremos a certificação aos interessados. Para se inscrever, basta preencher o formulário clicando nesse link.

Parceiros

Para essa iniciativa, o CEPAT conta com a parceria e o apoio das seguintes instituições:

- Instituto Humanitas Unisinos – IHU
- Departamento de Ciências Sociais, da UEM
- Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR
- Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB
- Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – OLMA

Conheça o debatedor

Pe. Dário Bossi, italiano, naturalizado brasileiro, é o coordenador provincial dos Combonianos no Brasil. Há mais de 15 anos no país, atua em defesa das comunidades atingidas pelas violações socioambientais provocadas pelo ciclo de mineração e siderurgia, tendo sido coordenador da rede Justiça nos Trilhos e rede de comunidades atingidas ao longo do Corredor de Carajás.

Atualmente, faz parte da coordenação da rede ecumênica latino-americana Iglesias y Minería. Também assessora a Rede Eclesial Pan-Amazônica - REPAM, a equipe de ecologia integral da Conferência Latino-Americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas - CLAR e a Comissão Especial para Ecologia Integral e Mineração da CNBB.

Em outubro de 2019, participou como padre sinodal do Sínodo da Amazônia, no Vaticano.

Confira o cartaz



Confira a programação dos próximos debates






Nenhum comentário:

Postar um comentário