Pages

O que ler para entender o Brasil

Do IELA, 31 de Janeiro de 2022
Por Elaine Tavares



Arte: Lucas Rodrigues

O Instituto de Estudos Latino-Americanos ofereceu, no ano de 2021, o curso livre “O que ler para entender a América-Latina”, ministrado pelo professor NIldo Ouriques. A resposta não poderia ter sido melhor pois mais de 6.000 pessoas se inscreveram e houve o fortalecimento da Rede Brasileira de Estudos Latinoamericanos (REBELA), a qual sustentamos há anos. Durante todo o ano, as 12 aulas realizadas contaram com um atento e interessado grupo que compartilhou bibliografia, reflexões e conhecimento. Terminado o curso, o IELA também disponibilizou todas as aula no seu canal do Youtube, e o interesse aumentou ainda mais, pois muitos descobriram o IELA e o curso somente após o encerramento das inscrições.

Agora, em 2022, o IELA vai oferecer um curso nos mesmos moldes, só que desta vez com o debate sobre o Brasil. A partir de maio, o professor Nildo Ouriques inicia o curso “O que ler para entender o Brasil” tematizando autores que são fundamentais para a compreensão da realidade brasileira e, não obstante, seguem sendo na sua maioria completamente ignorados no circuito universitário como se, de fato, não existissem. Portanto, o curso será um mergulho profundo na memória da História nacional considerada morta pelos modismos acadêmicos e a força da indústria cultural dos países imperialistas, especialmente os Estados Unidos.

Fiquem atentos. A partir de março serão liberadas as inscrições. O curso será dado apenas para os que estiverem escritos, a partir da plataforma Moodle, da UFSC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário