Pages

Programa Bem Viver traz entrevista com Itamar Vieira Jr., autor do livro mais vendido de 2021

Torto Arado, obra do escritor baiano vencedor do Jabuti de 2020, ocupou o primeiro lugar de vendas na lista da Amazon

Da Redação do Brasil de Fato, 31 de Dezembro de 2021

 

Itamar Vieira Junior é escritor e geógrafo, com doutorado em Estudos Étnicos Africanos pela Universidade Federal da Bahia - José Flores Gomes/ Câmara Municipal da Póvoa de Varzim

A última edição de 2021 do programa Bem Viver tem como destaque uma entrevista com escritor baiano Itamar Vieira Júnior. Ele conversou com a repórter Geisa Marques no mês de fevereiro, quando 'Torto Arado', seu primeiro romance publicado, já era um sucesso entre os leitores. A consolidação da boa aceitação da obra pelo público pode ser medida pelas vendas do livro no Brasil, que figura como o mais vendido do ano na Amazon.

'Torto Arado' acompanha a história das irmãs Bibiana e Belonisia, no sertão da Bahia, tendo como elemento central o direito à terra, ao retratar um Brasil preso ao passado escravista.

Na entrevista, Itamar, que também é geógrafo e doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), lembra que não foram poucas as vezes em que presenciou trabalhadores em condições análogas à escravidão durante seu trabalho como servidor do Incra. As experiências vivenciadas profissionalmente também contribuíram para a construção do romance.

“Talvez o desejo de escrever esse romance tenha renascido justamente disso, de encontrar um Brasil profundamente marcado por um passado mal resolvido. [Como servidor do Incra], encontrei muitos trabalhadores vivendo em condição de servidão, vivendo como agregados em fazendas, sem direito à terra, com direito à moradia precária, porque não é possível construir casas de alvenaria, porque elas demarcam o tempo da pessoa com a terra.”

Chuvas na Bahia

O programa desta sexta-feira (31) também volta a falar sobre as enchentes que deixaram famílias baianas com suas casas e pertences debaixo d'água. A reportagem do Brasil de Fato conversou com moradoras de Itabuna, no sul baiano, que perderam praticamente tudo em decorrência das chuvas e que, agora, contam com a solidariedade para garantir o básico.

Feliz Ano Novo

E pra fechar 2021, uma mensagem de esperança deixada pelas crianças do Radinho BdF, que nesta semana contaram os fatos marcantes do ano que fica para trás e seus desejos para o ano que está quase chegando.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: radio@brasildefato.com.br.

Edição: Geisa Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário