Pages

Encontros para debater o Comum e sua construção

Autor do livro “O Comum entre Nós” e editor de Outras Palavras participam de três conversas abertas para pensar as alternativas comunitárias à era do individualismo brutal. Quais suas origens e futuro, e como podem transformar a Economia?



Do BLOGDAREDAÇÃO, 8 de Junho 2021
Por Redação



MAIS
Ciclo de Conversas “O Comum entre Nós” — Diálogos com Antonio Martins e Rodrigo Savazoni

Outras Palavras e o Instituto Procomum se uniram para promover um rápido curso online, baseado em três conversas entre os jornalistas Antonio Martins, editor de Outras Palavras, e Rodrigo Savazoni, Diretor-Executivo do Instituto Procomum.

Outras Palavras tem republicado, semanalmente, os capítulos do livro “O Comum entre Nós: da cultura digital à democracia do Século 21”, de autoria de Savazoni, lançado pela Editora do SESC-SP em 2018.

Os três encontros irão ocorrer às quintas-feiras (17/06, 24/06 e 1/7), das 17h às 18h30, em formato virtual. Caso queira participar da sala de diálogos, pelo Zoom, inscreva-se neste formulário. Todo o conteúdo será transmitido gratuitamente nas redes sociais de Outras Palavras e ficará disponível para consulta posteriormente também nas redes do Instituto Procomum.

Os três encontros


17/06 >> O Comum do pré ao pós-capitalismo
Das terras comunais da idade média às cooperativas de plataforma do século XXI. Das aldeias de Pindorama ao levante Zapatista no fim do século XX. Neste primeiro papo, uma viagem no tempo nos permitirá acessar uma breve história do conceito do comum, em diálogo com autoras e autores de diferentes campos do conhecimento.

24/06 >> A comunicação e a prática do Comum
O dístico “There is no Commons without commoning” (não há comum sem construção de comunidades) resume bem o que queremos debater nesta segunda sessão: o Comum é um processo que une narrativa e prática, não está dado, mas precisa ser permanentemente construído, a partir da ação coletiva.

01/07 >> O colapso ambiental clama por uma economia do Comum
As alternativas econômicas estão em curso, mas como reconhecê-las? Inteligência artificial, grandes massas de dados, criptomoedas, algoritmos de um lado e, de outro, a iminência da catástrofe ambiental, a própria extinção da humanidade. Existe saída?

Antonio Martins é jornalista e editor do site Outras Palavras – voltado ao exame da globalização, de grandes temas brasileiros e, em especial, à construção das lógicas sociais pós-capitalistas. Participou da fundação e foi integrante do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial.

Rodrigo Savazoni é escritor e pesquisador; Diretor-Executivo do Instituto Procomum (www.procomum.org) e doutorando na Universidade Federal do ABC (UFABC). É autor de livros publicados no Brasil e no exterior, entre eles “O Comum entre Nós: da cultura digital à democracia do Século 21” (Editora do SESC-SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário