Pages

Miguel Nicolelis: “Estamos a poucas semanas de um ponto de não retorno na crise da covid-19”

Coluna do neurocientista estreia em áudio no EL PAÍS, em um episódio piloto. ‘Diário do front’ narra os desafios do país no auge da pandemia, com novo recorde de mortes nesta quarta. Ouça para saber o que vem pela frente



Clique para ouvir a coluna de Miguel Nicolelis.


Do EL PAÍS31 MAR 2021


O EL PAÍS estreia Diário do front, a coluna do neurocientista Miguel Nicolelis sobre a maior crise sanitária que o Brasil já enfrentou, agora em áudio. Clique no vídeo acima para ouvir o episódio piloto, onde Nicolelis alerta que o país está prestes a chegar a um ponto de não retorno na pandemia. “Estamos a poucas semanas de um ponto de não retorno na crise do coronavírus no Brasil”, afirma ele, que projeta marcas de mais de 4.000 e até 5.000 mortes diárias em breve e um total de 500.000 vítimas em julho. Nesta quarta-feira (31), Brasil bateu um novo recorde, com 3.869 mortes.

O neurocientista e professor catedrático da universidade Duke (EUA) está especialmente preocupado com a possibilidade um um colapso funerário no país, caso o chamado a um lockdown nacional, com bloqueios de circulação não essencial em aeroportos e estradas, não seja atendido. “Se o colapso funerário se instalar neste país, começaremos a ver corpos sendo abandonados pelas ruas, em espaços abertos. Teremos que usar o recurso terrível de usar valas comuns para enterrar centenas de pessoas simultaneamente, sem urnas funerárias, só em saco plásticos, o que vai acelerar o processo de contaminação do solo, do lençol freático, dos alimentos, e com isso gerar uma série de outras epidemias bacterianas gravíssimas”, enumera.

O acesso à coluna em áudio de Nicolelis, com produção e trilha sonora de Cacau Guarnieri, é grátis, assim como as demais informações sobre o novo coronavírus no EL PAÍS. Compartilhe com seus amigos e familiares. Prefere o YouTube? Veja aqui o link. Também disponível no Instagram e em breve nas plataformas digitais de áudio.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário