Pages

“O discurso de Bolsonaro é criminoso e de alta periculosidade”, afirma psicanalista Christian Dunker


Em entrevista à TV 247, em Lisboa, o professor e psicanalista Christian Dunker analisou o discurso fascista de Bolsonaro e falou das relações do neoliberalismo e do capital com o sofrimento. "O capitalismo descobriu o sofrimento como capital", disse. 
Assista.


Do 247, 08/12/2019

Carlos Hortmann, 247 - Um dos intelectuais públicos brasileiros de grande relevância para além dos muros da universidade, o internacionalmente reconhecido professor da USP e psicanalista Christian Dunker, concedeu uma entrevista exclusiva para o programa Conexão Lisboa da TV 247.

Esteve na capital portuguesa para uma semana de aulas, conferências e palestras, contudo, encontrou um tempo para falar sobre a realidade brasileira e os avanços dos movimentos neofascistas no mundo.

Na sua diversidade de análises, sinalizou para uma compreensão mais alargada do que é e o que representa o neoliberalismo. Nesse sentido, Dunker afirma que o “capitalismo descobriu o sofrimento como capital” e o neoliberalismo utiliza o sofrimento como elemento fundamental para reprodução da vida social. Ou seja, o neoliberalismo forja um novo tipo de moralidade, que não restringe apenas a um modo de produção, mas é uma componente crucial para compreendermos o ressurgimento do fascismo.

Ao comentar o caso do massacre em Paraisópolis durante uma ação da Polícia Militar que matou nove jovens, o professor enfatiza que “o discurso de Bolsonaro é criminoso e de alta periculosidade.”

Dunker faz mais reflexões da ordem da psicanálise em seu canal do Youtube, “Falando Nisso”.

Inscreva-se na TV 247 e assista à entrevista na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário