Pages

“GIG - A Uberização do Trabalho”. Documentário em debate no IHU

Do IHU, 11 Setembro 2019


No segundo semestre de 2019, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove a Mostra de Filmes sobre Trabalho Digital.

O evento é uma parceria do IHU com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos, e tem como objetivo debater o mundo do trabalho em cenário de plataformização ou uberização.

Quais as atividades e condições dos trabalhadores de plataforma? De quais formas permanece o trabalho humano em meio à chamada inteligência artificial? Como ficam questões como vigilância e privacidade? Quais os dilemas e desafios em direção ao futuro do trabalho?

Para debatermos estas questões, iniciamos a Mostra com a exibição do documentário "GIG - A Uberização do Trabalho" (Brasil, 2019).

Programação

Exibição e debate do filme GIG - A Uberização do Trabalho
25 de setembro de 2019 (quarta-feira) | 17h às 19h | Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU | Campus Unisinos São Leopoldo
08 de outubro de 2019 (terça-feira) | 17h às 19h | Campus Unisinos Porto Alegre

Debatedor: Prof. Dr. Rafael do Nascimento Grohmann – Unisinos

Sobre o filme

GIG - A Uberização do Trabalho

Filme participante da Competição Latino-Americana da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental de 2019

Sinopse: O crescimento da economia alternativa, chamada de "GIG Economy", tem chamado cada vez mais a atenção da sociedade. Isso acontece devido às plataformas digitais em todo o mundo. No Brasil, esse processo também é conhecido como "Uberização", que consiste na prática do trabalho autônomo, porém, com condições precárias ao trabalhador. Os debates a respeito vêm crescendo a cada dia.

Ficha Técnica

Título: GIG - A Uberização do Trabalho
Ano: 2019
Direção Carlos Juliano Barros
Duração: 60min
Gênero: Documentário
Países de Origem: Brasil

Sobre o debatedor

Prof. Dr. Rafael do Nascimento Grohmann – Unisinos

Rafael é Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio de pós-doutoramento na UFRJ. Editor da revista E-Compós. Coordenador do GT Recepção, Circulação e Usos Sociais das Mídias, da Compós e vice coordenador do GP de Teorias da Comunicação, da INTERCOM. Integrante do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT - ECA/USP). Criador/editor da newsletter DigiLabour.

Foi professor e coordenador do Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM (2015-2018) e professor do Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero (2018). Foi professor contratado temporário III da ECA-USP (2017-2018). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Têm experiência principalmente nos seguintes temas: comunicação e trabalho; trabalho digital; cooperativismo e cooperativismo de plataforma; trabalho dos jornalistas; teorias da comunicação; circulação de sentidos.

Confirma mais informações sobre a programação aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário