Pages

No 1º de Maio, trabalhadores protestam em todo o país e preparam greve geral

Centrais sindicais denunciam o desmonte da Previdência Social e pedem soluções para os altos níveis de desemprego


Do Brasil de Fato | São Paulo (SP),1 de Maio de 2019



Ato unificado em São Paulo será realizado no Vale do Anhangabaú, com presença de artistas famosos / Paulo Pinto/Agência PT

Centrais sindicais de todo o país vão às ruas neste 1º de Maio, Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores, em atos unificados contra a proposta de reforma da Previdência do governo Bolsonaro (PSL) e os altos índices de desemprego no país. Segundo dados divulgados na última terça-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 12,7% da população economicamente ativa está desempregada.

Durante a tarde, será oficializado o anúncio de uma greve geral no dia 14 de junho e em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Acompanhe no Brasil de Fato, ao longo do dia, a repercussão dos protestos.

Além das centrais sindicais, os atos do 1º de Maio também contam com o apoio e convocatória das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, que reúnem partidos e movimentos populares de todo o país.
Confira abaixo a programação do 1º de Maio em algumas cidades brasileiras:

São Paulo

10h - Ato unificado com apresentações artísticas e culturais e ato político. Entre os artistas confirmados para se apresentarem no Vale do Anhangabaú, região central da capital paulista, estão Leci Brandão, Ludmilla, Simone e Simaria, Paula Fernandes, Toninho Geraes, Mistura Popular, Maiara e Maraísa, Kell Smith, e Júlia e Rafaela.

Brasília

13h - Ato do 1º de maio da classe trabalhadora no Taguaparque, com apresentações culturais de Vanessa da Mata, Odair José, Israel e Rodolffo, entre outras atrações locais.

No 1º de maio também será celebrado os 40 anos do Sindicato dos Professores de Brasília (Sinpro-DF).

Ceará

15h - Ato unificado na Praia de Iracema, em Fortaleza, com concentração na Avenida Beira Mar, próximo ao espigão da Rui Barbosa.

Goiás

14h - Concentração na Praça Cívica, em Goiânia, em frente ao Coreto.

17h - Ato político e atividades culturais com shows e outras atrações na Praça Universitária.

Mato Grosso

16h - Ato político e cultural, com artistas regionais, na Praça Cultural do Bairro Jardim Vitória, em Cuiabá.

Pernambuco

9h - Concentração na Praça do Derby, em Recife.

Rio de Janeiro

9h às 14h - Ato na Praça Mauá, com barraquinhas para coleta de assinaturas do abaixo-assinado contra a reforma da Previdência, além de outras atividades organizadas pelos sindicatos e movimentos populares.

14h às 17h - Os trabalhadores e trabalhadoras sairão em bloco pelas ruas, intercalando bloco e fala política das centrais sindicais e movimentos que compõem as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo.

Edição: Daniel Giovanaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário