Pages

AMBIENTALISTAS CRITICAM ESCOLHA DE NOVO MINISTRO DO MEIO AMBIENTE

Do 247, 10 de Dezembro, 2018



Pessoas ligadas a movimentos ambientalistas criticaram a escolha de Ricardo Salles para assumir o Ministério do Meio Ambiente no governo de Jair Bolsonaro (PSL); eles entendem que o novo titular da pasta é fraco tecnicamente e vai se subordinar aos interesses dos ruralistas, trabalhando como mero preposto para desmontar a estrutura de proteção de áreas verdes no país

247 - Pessoas ligadas a movimentos ambientalistas criticaram a escolha de Ricardo Salles para assumir o Ministério do Meio Ambiente no governo de Jair Bolsonaro (PSL). Eles entendem que o novo titular da pasta é fraco tecnicamente e vai se subordinar aos interesses dos ruralistas, trabalhando como mero preposto para desmontar a estrutura de proteção de áreas verdes no país.

A reportagem do jornal O Globodestaca a declaração do diretor de políticas públicas do Greenpeace, Márcio Astrini: "ao aceitar o cargo, o novo ministro parece realmente estar disposto a fazer o trabalho anti-ambiental que Bolsonaro prometeu na campanha, que é acabar com as áreas protegidas, diminuir o combate ao crime ambiental e liberar ainda mais o uso de agrotóxico no país."

Astrini ainda diz: "para o Bolsonaro, a lógica é diminuir o ministério em importância e capacidade. Diminuir a ponto de fazer do ministério uma espécie de subsede do ministério da Agricultura. Nesse sentido, o novo ministro parece ser a pessoa adequada para o cargo porque ele é uma escolha dos ruralistas. Ele é muito próximo aos ruralistas."

Segundo o jornal, "o diretor do Greenpeace destaca que Salles não tem ligação histórica com o ambientalismo e só obteve destaque na área por causa da ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público de São Paulo. No processo, o futuro ministro é acusado de, quando era secretário do Meio Ambiente no governo de São Paulo, ter fraudado mapas do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Várzea do Rio Tietê."

Nenhum comentário:

Postar um comentário