Nos últimos dias, pelo menos 25 universidades públicas de todo o país foram alvos de operações da Justiça Eleitoral, que invadiu campi, determinou suspensão de eventos e retiradas de faixas contendo denúncias contra o fascismo. A justificativa foi propaganda eleitoral irregular. Na própria UFBA, o reitor João Salles foi alvo de uma ação protocolada no Ministério Público; A Apub publicou nota de solidariedade à reitoria e em defesa da democracia e autonomia universitária (leia aqui). No mesmo dia, 25 de outubro, o PROIFES-Federação divulgou nota de repúdio a ação ocorrida na Associação dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande (ADUFCG), onde a Polícia Federal apreendeu panfletos em defesa da democracia, discos rígidos e computadores. Todas essas ações só confirmam a grave ameaça que a Democracia brasileira sofre e os prejuízos de um processo eleitoral marcado pelo discurso de ódio, mentiras e intolerância.
As arbitrariedades geraram reações das próprias universidades e também de suas comunidades acadêmicas. Na UFBA, aconteceram atos pela democracia e contra o fascismo no Instituto de Saúde Coletiva, Ciências da Saúde, Faced, Faculdade de Administração, Medicina e IHAC.
Comitê Universitário fará Plenária “Defender a Democracia para mudar o Brasil”
O Comitê Universitário em Defesa da Democracia, do qual fazem parte a Apub, juntamente com Assufba e DCE/UFBA, fará uma Plenária para o dia 30 de outubro, terça-feira, às 18h, na Faculdade de Direito para construção de uma frente ampla no intuito de debater os rumos para o Brasil, tendo a defesa da Democracia como eixo central. A atividade foi aprovada na última Assembleia Geral docente, no dia 23 de de outubro.
V Encontro de Aposentados da Apub Sindicato
Na noite do dia 25 e durante todo o dia de hoje (26), aconteceu o V Encontro dos Professores Aposentados da Apub, sediado no próprio sindicato. A abertura do Encontro na quinta-feira contou com homenagem (in memorian) à professora Elena Rodrigues da Escola de Música da UFBA e com uma mesa, composta pela diretora de aposentados, professora Elvira Quadros, a presidenta da Apub, Luciene Fernandes, a coordenadora da Comissão de Aposentados, Rutildes Fonseca, o coordenador do GT Assuntos de Aposentadoria do PROIFES, Gastão Clóvis Lima Correia e o pró-reitor Penildon Silva Filho, representando a reitoria da UFBA. Já na manhã desta sexta-feira, docentes puderam relatar suas memórias e experiências, abordando também o momento atual e as perspectivas para a Universidade pública. Participaram deste momento a professora Leda Jesuíno, Ordep Serra, João Augusto, Célia Cordeiro, José Argolo e Albino Rubim. Após isso, a professora Ilka Bichara (Psicologia/UFBA) conduziu uma homenagem ao professor Joviniano Neto. À tarde, a professora aposentada de medicina e ex-reitora da UFBA Eliane Azevedo falou sobre os desafios da carreira e do processo de envelhecimento; houve ainda leitura de cordeis pelo professor João Augusto Rocha, aposentado da Escola Politécnica. A tarde foi encerrada com informes da assessoria jurídica do sindicato, como a ação dos 3,17% e do art. 192 e também dos golpes financeiros que alguns docentes têm sido vítimas.
Apub participa de mesa de boas-vindas aos novos servidores
Na manhã de hoje, a diretora da Apub, Leopoldina Menezes participou da mesa de boas-vindas aos novos/as servidores/as da UFBA. A atividade compôs a programação da Semana do Servidor, promovido pela Pró-reitoria de Desenvolvimento de Pessoas da UFBA, com apoio da Apub, Assufba e GEAP Saúde. A professora Leopoldina enfatizou que este é um momento de luta em defesa da continuidade e ampliação dos serviços públicos para garantia dos direitos da população brasileira, que passa necessariamente também pela valorização dos servidores e servidoras.
Assembleia docente debate ações para fortalecimento do campo democrático
Na Assembleia realizada no dia 23, no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFBA, docentes debateram a necessidade de fortalecer e ampliar a luta em defesa da democracia no país e da universidade pública. Durante os informes da diretoria, a presidenta Luciene Fernandes – que coordenou a mesa junto com a diretora Raquel Nery – pontuou as atividades já realizadas na semana anterior e indicou também a realização de mais atos. Ainda durante os informes, docentes aproveitaram para divulgar as agendas de suas unidades e ações de panfletagem. Como encaminhamentos principais, estão a realização de novas atividades de mobilização no dia 26 de outubro e a Plenária pela Democracia no dia 30 de outubro. Na primeira semana de novembro, acontecerá uma nova Assembleia.
Atos pela Democracia mobilizam a Universidade
Durante a semana, aconteceram diversos atos em defesa da Democracia. Na sexta-feira, 19, após a mesa de encerramento do Congresso UFBA na reitoria, foi o ato em defesa da educação e da democracia, organizado pela Apub, Assufba, DCE e pelo Comitê Universitário em Defesa da Democracia. Na oportunidade, a presidenta Luciene Fernandes falou sobre o cenário eleitoral e os dois projetos em disputa, repudiando o autoritarismo, racismo e misoginia do candidato à frente das pesquisas, além do perigo que ele representa para a universidade pública e os direitos sociais. Já no dia, 20, a mobilização foi no Campo Grande, reunindo milhares de pessoas e representações de entidades e movimentos sociais. Na tarde da quarta-feira, 24, a atividade convocada pela Frente de Educação em defesa da aconteceu novamente em frente à reitoria da UFBA e contou com professores e professoras da rede básica e da Universidade, com estudantes, servidores técnico-administrativos, parlamentares, entre outros. Foram distribuídas placas de homenagem a Marielle Franco e Mestre Moa, além de rosas para os/as participantes. Entre as entidades que compõe a Frente, estão a Apub, APLB, AdUNEB, Assufba, UNE, UBES, SINPRO e Sinasefe.
Plantão Jurídico
Em face dos sucessivos casos de ameaça, agressão e/ou retaliação, frutos de uma ascensão da violência fascista, contra pessoas ou grupos (mulheres, lgbtts, negros, defensores dos direitos humanos, entre outros), formou-se um grupo de advogados e advogadas que estão à disposição para acolhimento das denúncias e encaminhamentos jurídicos. O Plantão Jurídico está disponível 24h e o auxílio poderá ser solicitado através dos números: (71) 32357433, em horário comercial e (71) 992380130 nos demais horários.
Veja as fotos do Caruru do Professor
O tradicional Caruru dos professores, organizado pela Apub, aconteceu no sábado, dia 20 de outubro na sede do sindicato. O evento reuniu cerca de 300 pessoas entre docentes, familiares, amigos e representantes de outras entidades. A música ficou por conta da banda Oficina de Sons. Após a festa, muitos docentes seguiram para o ato em defesa da democracia no Campo Grande.
Nenhum comentário:
Postar um comentário