Pages

Boitempo: Diálogos com Marx e Ecologia


Ecologia é o tema de debate de setembro que integra ciclo sobre passado, presente e futuro do pensamento de Marx.

É possível preservar o meio ambiente sem romper com o capitalismo? Como desenvolver nossa sociedade sem esgotar os recursos naturais? O que é ecossocialismo? Essas questões e muitas outras serão discutidas no encontro de setembro do ciclo de debates Diálogos com Marx, que acontece às 19h no Goethe-Institut na quinta-feira dia 20 e contará com a participação de Michael Löwy, Sabrina Fernandes e Camila Moreno, com mediação de Fernanda Danelon.

Organizado no ano do bicentenário de nascimento de Karl Marx, com o objetivo de discutir a relação entre o pensamento de Marx, o marxismo e temas contemporâneos, o ciclo Diálogos com Marx promove encontros mensais entre abril e dezembro de 2018. O projeto é realizado em parceria entre a editora Boitempo, o Goethe-Institut São Paulo, a Fundação Friedrich Ebert - Brasil, a Tapera Taperá e a CartaCapital.

Saiba mais na página do evento no Facebook

Sobre os participantes

Michael Löwy
Michael Löwy, sociólogo, é nascido no Brasil, formado em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo, e vive em Paris desde 1969. Diretor emérito de pesquisas do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS). Homenageado, em 1994, com a medalha de prata do CNRS em Ciências Sociais, é autor de A estrela da manhã: marxismo e surrealismo, Revolta e melancolia: o romantismo na contracorrente da modernidade, Walter Benjamin: aviso de incêndio, Lucien Goldmann ou a dialética da totalidade, A teoria da revolução no jovem Marx, A jaula de aço: Max Weber e o marxismo weberiano. Organizou também os livros Revoluções e Capitalismo como religião, de Walter Benjamin, e coordena a Coleção Marxismo e literatura. Colabora com o Blog da Boitempo.

Sabrina Fernandes
Doutora em Sociologia pela Carleton University, professora substituta e pesquisadora da Universidade de Brasília, é a produtora por trás do canal Tese Onze. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Marxista, de gênero, da educação e Economia Política.

Camila Moreno
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e mestrado em Programa de Pós Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento Agricultura pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia.

Sobre a mediadora

Fernanda Danelon
Jornalista, ambientalista e empreendedora social. Ao longo de duas décadas atuou como editora e repórter em diversas mídias, como TV Cultura, MTV, revistas Trip, Cláudia, Exame, Harper’s Bazaar. Atualmente coordena o departamento de comunicação do Instituto Humanitas360. Como empreendedora de um negócio social, há cinco anos toca o Instituto Guandu, com o projeto “do prato ao prato”, transformando o lixo em comida, através da compostagem e horta urbanas. Tem como parceiros restaurantes e hoteis, além do Goethe-Institut. Ministra palestras sobre empreendedorismo de impacto socioambiental para universidades e eventos, como o TEDx.


Nenhum comentário:

Postar um comentário