![]() |
Alex Castro/Cubadebate |
Do Operamundi, 20 de Setembro, 2016
Por Sara Gómez Armas , Agência Efe, Havana
Em sua primeira visita oficial a Cuba, o presidente do Irã, Hassan Rohani, se reuniu nesta segunda-feira (19/09) com o líder cubano Fidel Castro com seu homólogo cubano Raúl Castro, com quem participou da assinatura de um acordo de cooperação em saúde, pesquisa e educação.
Durante sua breve visita, que durará menos de 24 horas, Rohani se reuniu com o líder da revolução cubana, Fidel Castro, de 90 anos e retirado do poder desde 2006, com quem teve uma "fraternal troca" em seu domicílio, segundo indicaram os veículos de comunicação oficiais da ilha.
"O distinto visitante expressou sua satisfação por visitar Cuba e deixou patente sua admiração pela luta, as realizações e sua ajuda desinteressada a outros povos", afirmou a nota oficial do encontro com Fidel Castro, que foi visto pela última vez em público no último dia 13 de agosto, por ocasião de seu 90º aniversário.
Além de Fidel Castro, Hassan Rohani também se encontrou com o presidente cubano, Raúl Castro
Fidel Castro e Rohani conversaram sobre a complexa situação internacional, a produção de alimentos, a mudança climática, o crescimento da população, a paz e as transformações econômicas e sociais.
Depois, o presidente iraniano foi ao Palácio da Revolução para seu encontro formal com Raúl Castro, com quem teve uma reunião privada de quase duas horas, na qual dialogaram sobre "o bom estado das relações" e ratificaram sua vontade de "continuar desenvolvendo os vínculos de colaboração", de acordo com nota oficial.
Rohani chegou esta manhã a Havana acompanhado de vários ministros de seu gabinete como os titulares de Saúde, Indústria e Mineração, Ciência e Tecnologia, assim como o ministro das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, que já havia visitado Cuba recentemente.
Os ministros de Saúde de ambos países — o cubano Roberto Morales e o iraniano Seyed Hassan Ghazizadeh — assinaram um memorando de entendimento para a cooperação no campo de saúde, pesquisa, educação, remédios e tecnologia médica.
O presidente iraniano chegou esta segunda-feira a Cuba desde a Ilha Margarita, na Venezuela, onde participou no final de semana da Cúpula de Países Não-Alinhados, na qual Raúl Castro também esteve presente. Nesta terça-feira (20/09) o mandatário partirá da ilha caribenha para discursar na Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York.
A visita de Rohani à ilha acontece a menos de um mês que seu ministro das Relações Exteriores visitou Cuba e se reuniu com Raúl Castro, junto a quem reafirmou o interesse mútuo de ampliar as relações bilaterais nos setores econômico, comercial, financeiro e de cooperação.
Esta aproximação entre Irã e Cuba se produz em um momento em que ambos países se beneficiam da suspensão de algumas sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos, fruto da aproximação diplomática com a nação norte-americana.
A visita de Rohani será seguida pela do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, que será a primeira de um chefe de governo japonês ao país comunista. Nela, Abe deve oferecer provisões de equipamentos médicos e sua ajuda oficial ao desenvolvimento na ilha caribenha.
No final desta semana também viajará para Cuba o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, após sua passagem pela Assembleia Geral da ONU e de uma visita oficial ao Canadá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário