Pages

Avançam preparativos do Seminário Internacional sobre Participação Popular em Cuba


Da página Adital, quinta-feira, 07 de abril, 2016


"Temos avançado muito na organização deste importante evento” expressa Roberto Lima, docente do Instituto de Filosofia de Cuba, ao referir-se à convocatória para o primeiro Seminário Internacional "Participação popular e hegemonia nos processos de transformações sociais”. O evento será realizado de 18 a 21 de outubro de 2016, em Havana.

Lima acrescenta que essa é uma iniciativa derivada do projeto de pesquisa ‘A recomposição da hegemonia popular no processo de atualização e transição socialista em Cuba’ e tem como objetivo estimular o intercâmbio de propostas teóricas, metodológicas e epistemológicas para a construção da luta anticapitalista nas atuais condições regionais e mundiais.



Enfatiza que o evento "contará com a presença de forças sociais e organizações de esquerda e progressistas, acadêmicos e intelectuais orgánicos, que debaterão sobre os desafios da participação popular nos processos hegemônicos e de mudanças sociais em curso, pela linha dos fundamentos e fortalecimento das alternativas contra o capital em todas as suas expressões, locais, nacionais, regionais e mundiais”.

Ressalta o acadêmico cubano que nas sessões tratarão sobre "a determinação do cenário geopolítico atual para visualizar o elo construtivo da noção de hegemonia em termos do processo histórico, seus novos componentes materiais e espirituais, como encadeamento consuetudinário e causal dos fatos produzidos na sociedade local e mundial do capital.


Finalmente, indica Lima que, "além da determinação do cenário geopolítico, trataremos também dos temas da democracia como experiência e reflexão, da hegemonia popular como conceito metodológico e da responsabilidade e compromisso da filosofia na formação de uma nova concepção revolucionária integral para a transformação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário