Pages

Adriana Melo


Pesquisadora do LABMUNDO - Laboratório de Análise Política Mundial/UFBA. Doutora e Mestre em Geografia - Organização do Espaço, pela UFMG. Graduada em Letras, com ênfase em Edição de Texto no ofício de Preparação dos Manuscritos. Ficcionista, poeta e ensaísta, estuda as questões socioespaciais no contato com as diversas literaturas e artes verbais e visuais, ensaiando abordagens que se expressem numa "Ecologia de Saberes". Foi Professora Visitante do Departamento de Geografia do IGC/UFMG, Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais, no campo das Metodologias de Pesquisa e das Políticas Públicas (2013). Editora na Casa Sertão (Belo Horizonte-MG).

E-MAIL: adrianamelobr@yahoo.com.br



-------------------

LIVROS, ENSAIOS, ARTIGOS, CONTOS, POEMAS, EDIÇÕES

Sobre o ensaio (ensaio/diálogo, livro Conversações: de artes e ciências, Editora UFMG, 2010)

Cidade e escritura: cartografias do transitório (ensaio, livro Saberes ambientais: desafios para o conhecimento disciplinar, Editora UFMG, 2008)

O lugar e a cidade: conceitos do mundo contemporâneo (ensaio, livro Saberes ambientais: desafios para o conhecimento disciplinar, Editora UFMG, 2008)

A menina que tangia pássaros (conto, Edições Bichinho Gritador, livro objeto, 2008)

A língua do povo (conto, no livro: Terra Brasil: curso de língua e cultura, Editora UFMG, 2008)

Grafias do sertão: travessias transdisciplinares (ensaio, no livro III seminário Internacional Guimarães Rosa, Editora PUC/MINAS, 2007).

Canto da tarde (poema, Margens/Márgenes: Revista de Cultura, jan. 2006)

Canto da tarde (poema, FALE/UFMG Viva a Voz, 2006)

O lugar e a cidade no mundo contemporâneo (artigo, Revista Maestria, 2004, FEEM- Sete Lagoas)

Viagem histórico-gastronômica pelas estradas reais de Minas (livro, Edições Bichinho Gritador, 2002/2010)

A língua do povo, A história do velho e do moço príncipe (contos), no livro Sete contos de magia  e encanto, Editora UFMG/FINEP, 1999)

A pedra de ouro, oi de oro, A pedra do caminho (contos, no livro Quem conta um conto, aumenta um ponto: Editora UFMG, 1998).



O cavalo encantado, A pedra de ouro, O mestre do encanto (contos), no livro O artesão da memória no Vale do Jequitinhonha, Editora UFMG/PUC Minas, 1996).

Vigília (poema, Mulheres Emergentes, Jornal Mural, BH-MG, 1993)



Nenhum comentário:

Postar um comentário