Pages

O pop star marxista



Do Blog da Boitempo, 5 de Setembro, 2018



Pergunte a David Harvey se ele se considera um pop star e ele negará. Isso não o impede de dizer que se orgulha de manter vivo o pensamento filosófico alemão, Um dos cientistas sociais mais citados no mundo. O geógrafo britânico de 82 anos é capaz de lotar auditórios de universidades, como ocorreu em São Paulo (USP) e nas Federais do Ceará e do Maranhão, há duas semanas. Harvey traz em seu novo livro,A loucura da razão econômica, Marx e o Capital no Século XXI (Boitempo). Em sua passagem pelo Brasil o intelectual falou com exclusividade ao jornalista Eduardo Nunomura, da CartaCapital.

Confira a entrevista na íntegra na edição impressa da CartaCapital.
Nesta semana, nas bancas!



Os livros indicados por Lula

O que fazer quando se está na situação de preso político, com uma quantidade enorme e inédita de tempo livre? Aproveitar para devorar uma lista grande de livros parece uma bela ideia e é exatamente isso que tem feito o presidente Lula, em Curitiba. Na lista, o ex-presidente indica o livro Esquerda do mundo, uni-vos! do sociólogo Boaventura de Sousa dos Santos.

O Brasil Feliz de Novo



Editoras apostam em livros sobre o Brasil

Num contexto de redes sociais, "fake news", ativismos e radicalismos, alguns leitores decidiram atender a sua aflição de compreender os fatos voltando-se para o livro. O segmento de temas políticos, desde aquelas jornadas, vê as tiragens crescerem três, quatro ou até cinco vezes o padrão do mercado editorial brasileiro, em que o assunto sempre foi relegado à academia ou aos mais aficionados pela disputa do poder.





Tempo comprado de Wolfgang Streeck

Disponível a partir do dia 5 de setembro

À procura do tempo comprado | 01.09.2018 | Folha de São Paulo | Mario Sergio Conti

Até que enfim Wolfgang Streeck chegou ao Brasil. Veio na forma de um livro que saiu do âmbito dos estudos acadêmicos e ganhou milhares de leitores na Europa: Tempo comprado: a crise adiada do capitalismo democrático (ed. Boitempo, 240 págs.). Streeck, um sociólogo de 71 anos especializado em crises econômicas, deu aulas nos Estados Unidos e é diretor emérito do Instituto Max Planck, na Alemanha, onde nasceu.Seu livro é um estudo bem embasado e criativo da crise econômica de 2008. (+)

Vem aí




Escritos ficcionais de Karl Marx

Marx romântico e irônico | 31.08.2018 | O Globo | Lauro Jardim

No final de setembro, chega às livrarias uma nova edição da ficção escrita por Karl Marx. "Escorpião e Félix", um romance satírico, e "Oulanem", peça de teatro, foram escritos por um Marx de 19 anos, mas já crítico às convenções burguesas. Em "Oulanem", o tradutor Flávio Aguiar observa traços românticos na escrita do autor. O lançamento, da Boitempo, faz parte das comemorações da editora para o bicentenário de Marx (1818-1883). O livro é ilustrado, tem tradução direta dos originais e notas com referências históricas. (+)

Lançamentos



A loucura da razão econômica de David Harvey

Revolushow 23 - A loucura da razão econômica | 05.09.2018 | Podcast Revolushow

No episódio, Zamiliano, João Carvalho, Sabrina Fernandese José Luiz Alcantara irão discutir o pensamento de David Harvey em mais uma parceria com a editora Boitempo com cupons exclusivos e um sorteio pra lá do balacobaco. (+)

David Harvey e os caminhos da esquerda: "Precisamos de imaginação ao chegar no poder | 29.08.2018 | Brasil de Fato

“Há uma grande diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento”, explica o geógrafo britânico David Harvey. “Se nós mudarmos a ênfase do desenvolvimento e a afastarmos do crescimento puro e simples, da produção material, e começar a falar do desenvolvimento das potências e capacidades humanas seria um grande passo. Me parece que há um horizonte quase infinito para experimentação e o desenvolvimento da potência humana, há muito que está latente na humanidade, que não está sendo expressado e sim reprimido”, disse o acadêmico em visita ao Brasil para o lançamento de seu novo livro A loucura da razão econômica. (+)

Entrevista de David Harvey: “o neoliberalismo perdeu legitimidade”| 29.08.2018 | Esquerda Diário

Estando no Brasil para o lançamento do seu novo livro A loucura da razão econômica: Marx e o capital no século XXI, em S. Luís, Fortaleza, São Paulo, David Harvey concedeu uma entrevista ao grupo Tutameia, dos jornalistas Eleonora de Lucena e Rodolfo Lucena. Nesta entrevista filmada, disponível no site Tutameia [vídeo em inglês sem legendas], D Harvey reexamina a escalada da pirâmide especulativa do grande capital, analisa o “risco-China” e, dentre outros pontos, também a escalada da direita mundial. (+)

Geógrafo britânico, David Harvey realiza conferência em Fortaleza e reflete sobre a cidade do capital| 29.08.2018 | Nossa Ciência

Geógrafo britânico, David Harvey realiza conferência em Fortaleza e reflete sobre a cidade do capital. A conferência teve como tema: “a cidade do capital e as loucuras da razão econômica” e buscou apresentar ao público parte das ideias contidas no mais novo livro de David Harvey, intitulado: A loucura da razão econômica. (+)

Na imprensa




Esquerdas do mundo, uni-vos!de Boaventura de Sousa Santos

Boaventura de Sousa Santos: Supremo se ajoelhou diante das pressões de cima | 30.08.2018 | Maria Carolina Trevisan | Uol Universa

O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, em passagem pelo Brasil, avaliou que a política está sendo degradada e o judiciário é um elemento central nesse processo. "É a politização do judiciário e a judicialização da política", afirma o autor de A difícil democracia – reinventar as esquerdas (Boitempo). (+)



Karl Marx e o nascimento da sociedade modernade Michael Heinrich

Entrevista com Michael Heinrich | 02.09.2018 | Tv Grabois

O jornalista Osvaldo Bertolino entrevista o cientista político, Michael Heinrich. autor da biografia de Karl Marx, para a Tv Grabois. Confira na íntegra. (+)



A nova segregaçãode Michelle Alexander

A nova segregação em época de neutralidade| 08.2018 | Revista Sociologia | Juliana Vinuto

Como explicar que em nossa época tivemos um presidente negro na maior potência econômica do mundo ao mesmo tempo em que taxa jamais vistas de encarceramento de negros nos Estados Unidos? É esse o debate proposto pelo recém-lançado no Brasil: A nova segregação de Michelle Alexander. (+)




Mulher, raça e classe de Angela Davis

A democracia segundo Angela Davis | 08.2018 | Revista Sociologia | Juliana Vinutos

A filosofa e ativista estado-unidense Angela Davis contribui para o debate ao construir uma proposta de democracia a partir de princípios igualitários que, segundo a autora, se oporia aos modelos tidos como democráticos atualmente, pois falham em promover um sistema igualitário para a população. (+)



Caminhos divergentes de Judith Butler

Corpos em resistência e aliança | 28.08.2018 | Blog do IMS | Carla Rodrigues

Um livro, além de contar histórias, tem a sua própria história. No Brasil, livros traduzidos contam também um pouco da história da recepção dos seus autores e autoras. Em 2017, quando Butler voltou ao Brasil, dois lançamentos marcaram sua estadia: A vida psíquica do poder, lançado pela Autêntica com tradução de Rogério Bettoni, é de 1997, e Caminhos divergentes, publicado pela Boitempo Editorial também com tradução de Rogério Bettoni, de 2002. (+)

Eventos




Christian Laval no Brasil
O sociólogo francês vem ao Brasil para uma série de conferências e atividades para promover o seu livro mais recente “Comum: ensaio sobre a revolução no século XX”
Salvador

Conferência na Faculdade de Direito da UFBA "O lugar do Estado na produção de desigualdades: tensões entre capital e democracia."
Quarta-feira, 5 de setembro de 2018
Faculdade de Direito da UFBA
R. da Paz, s/n - Graça, Salvador - BA, 40150-140

Reunião da Rede de Pesquisas da USP / UFBA
Quinta-feira, 6 de setembro de 2018
Faculdade de Direito da UFBA
R. da Paz, s/n – Graça
Salvador - BA, 40150-140

Conferência na faculdade de sociologia da UFBA: "Foucault, Bourdieu e a questão neoliberal"
Terça-feira, 11 de setembro de 2018
Auditório Raul Seixas da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA
Estrada de São Lázaro 197, Federação
Horário: 14h
Salvador-Ba

Rio de Janeiro
Conferência "Desenvolvimento nacional no século XXI: Quais são as cidades do Estado, Mercado e Sociedade Civil?”
Quinta-feira, 13 de setembro de 2018
Centro de Altos Estudos
Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo
Rio de Janeiro - RJ



Boaventura de Sousa Santos no Brasil
O intelectual português vem ao Brasil para uma série de conferências e atividades.
Rio de Janeiro

Encontro pela cultura: alegria e imaginação no poder
Espaço de criação Intrépida Trupe
Terça-feira, 05 de setembro
17h na Fundição Progresso
R. dos Arcos, 24 – Lapa
Rio de Janeiro - RJ, 20230-060

TV Boitempo




Marxismo brasileiro hoje

Marcelo Ridenti, Marcos Del Roio e Antonio Carlos Mazzeo debatem perspectivas sobre o "Marxismo brasileiro hoje". A mediação foi de Alexandre Linares. Realizada em 2013 no contexto do projeto "Marx: a criação destruidora", a mesa integrou o IV Seminário da Margem Esquerda, revista semestral da Boitempo.

Inscreva-se no canal para acompanhar outros cursos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário