Pages

MPB4 celebra 50 anos de carreira com cd e dvd


Do GGN, 25 de Dezembro, 2017



Jornal GGN - Comemorando cinco décadas de trajetória musical, o grupo que deu vida à sigla da Música Popular Brasileira, o MPB4, acaba de lançar o cd e dvd "O Sonho, a Vida, a Roda Viva - MPB4 50 ao vivo", que chega ao público pela dobradinha MP,B Discos/Som Livre. O show de canções autorais e clássicos da MPB, já está disponível nas plataformas digitais.

O MBP4 traz na atual formação os músicos Aquiles Reis (voz), Dalmo Medeiros (voz e viola), Miltinho (voz, violão, direção musical) e Paulo Malaguti Pauleira (voz, teclado, direção musical). Em 2016, o quarteto lançou o álbum de estúdio “O Sonho, a Vida, a Roda Viva” (2016), que inspira o título e canções do novo espetáculo, onde um antigo integrante do grupo, o Magro, é homenageado.

”Quando o Pauleira substituiu o Magro, estávamos com o trabalho sobre o CD de boleros, ‘Contigo aprendi’, que foi o último registro do Magro em estúdio. Ficamos algum tempo prosseguindo com o repertório de show do MPB4 , cantando os arranjos vocais do Magro. Pauleira fez o primeiro arranjo vocal como componente do MPB4 para uma participação no CD infantil de Zeca Baleiro. Em seguida, começamos os ensaios para o CD de 50 Anos no qual dividimos, eu e Pauleira, os arranjos vocais – ele ficou com 7 e eu com 6”, disse Miltinho.

Magro Waghabi, responsável pelos arranjos que deram vida à assinatura musical do MPB4, é lembrado no espetáculo de 50 anos do grupo. “Demorou um pouco até absorvermos a perda do Magro, mas resolvemos que tínhamos que prosseguir e perpetuar os arranjos do nosso maestro, diretor musical e arranjador. Em um momento desse show, cantamos com ele a música ‘Navegante’, de Sidney Miller, e ‘Canção da América’, de Milton Nascimento e Fernando Brant... Amigo é coisa para se guardar, debaixo de sete chaves, dentro do coração”, contou Miltinho.

"O Sonho, a Vida, a Roda Viva MPB4 50 anos ao vivo" reúne canções como “Milagres” (Breno Ruiz e Paulo César Pinheiro), “Desossado” (João Bosco e Francisco Bosco), “Ateu é tu” (Rafael Altério e Celso Viáfora), “Brasileia” (Guinga e Thiago Amud), “A ilha” (Kleiton Ramil e Kledir Ramil) e “A voz na distância” (Paulo Malaguti Pauleira).

E entre os clássicos que marcam o novo o trabalho está “Roda Viva” (Chico Buarque), “Cicatrize”s (Miltinho / Paulo César Pinheiro), “A Lua” (Renato Rocha), “Partido Alto” (Chico Buarque) e “Oração ao Tempo” (Caetano Veloso).

O cd e dvd ainda conta com um pot-pourri de músicas de Chico, Gonzaguinha, Dori Caymmi, Tom Jobim e do cubano Silvio Rodrigues (em versão de Miltinho). No show, o quarteto também é acompanhado por Pedro Reis (guitarra e bandolim), João Faria (baixo), Marcos Feijão (bateria) e Ronaldo Silva (percussão). O espetáculo “O Sonho, a Vida, a Roda Viva MPB4 50 anos ao vivo" tem direção artística e roteiro de Helton Altman.


Nenhum comentário:

Postar um comentário