Pages

Contos de Chimamanda Ngozi tratam de imigração e desigualdade

"No Seu Pescoço", publicado em inglês em 2009, acaba de chegar ao Brasil. Livro da autora de "Sejamos Todos Feministas" traz toda força narrativa da nigeriana que milita pela igualdade de raça e gênero


Da Rede Brasil de Fato, 5 de Agosto, 2017
por Xandra Stefanel, para Revista do Brasil


Chimamanda aborda temas como imigração, desigualdade racial, conflitos religiosos e relações familiares

A necessária força da mulher, as lutas e os sacrifícios para viver em sociedades em que o negro ainda é tratado como inferior, a braveza e a coragem de assumir a própria identidade. Os contos que compõem o livro No Seu Pescoço têm em comum a potência narrativa que Chimamanda Ngozi Adichie emprega em seus best-sellers Americanah, Meio Sol Amarelo e Hibisco Roxo.

Lançado em inglês em 2009, No Seu Pescoço chega agora ao Brasil pela Companhia das Letras. A obra traz 12 contos de ficção da autora conhecida pela militância em favor da igualdade de raça e gênero. Nos textos, Chimamanda aborda a temática da imigração, da desigualdade racial, dos conflitos religiosos e das relações familiares.

No conto Uma Experiência Privada, durante um tumulto violento, uma cristã rica e uma muçulmana pobre são obrigadas a se refugiar juntas e acabam criando uma relação que, de outra forma, não seria possível. Em A Embaixada Americana, uma mulher se recusa a usar a morte do filho para conseguir um visto.

“Você pensava que todo mundo nos Estados Unidos tinha um carro e uma arma; seus tios, tias e primos pensavam o mesmo. Logo depois de você ganhar a loteria do visto americano, eles lhe disseram: daqui a um mês, você vai ter um carro grande. Logo, uma casa grande. Mas não compre uma arma como aqueles americanos”, escreve Chimamanda no conto que dá nome ao livro.

As histórias misturam técnicas da narrativa convencional com experimentalismo e se dividem entre a Nigéria e os Estados Unidos, país onde a autora vive atualmente.


No Seu Pescoço
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Tradução: Julia Romeu
Capa: Claudia Espínola de Carvalho
Páginas: 256
Editora: Companhia das Letras
Preço: R$ 39,90 e R$ 27,90 (e-book)

Nenhum comentário:

Postar um comentário